segunda-feira, 7 de abril de 2014

CRIANDO PEÇA TEATRAL NA ESCOLA


Como fazer uma peça de teatro pra escola
Em qualquer matéria pode aparecer um trabalho assim: "Faça uma peça de teatro sobre...". E aí? Por onde começa? Como se faz isso?

Aqui vai uma sugestão para orientar este tipo de trabalho:

1)
HISTÓRIA

Em primeiro lugar, o grupo precisa conversar para decidir qual será a história da peça. Existem várias possibilidades: pode ser baseada num livro ou filme, numa história real que se encaixe no tema proposto, ou até numa mistura destas coisas.

2)
PERSONAGENS
Depois de definir a história, (começo, meio e fim), hora de criar os personagens de acordo com o número de pessoas. É muito simples. Geralmente existem os papéis principais (para os mais desinibidos, que falam melhor etc) e os papéis secundários. Dá para criar muitos personagens em torno do tema principal (um vendedor de rua, uma vovó tricotando na sala, duas crianças jogando bola etc)
Quem não quiser entrar em cena pode ficar nos bastidores, cuidando do som, do cenário, coisas assim.

3)
NO PAPEL
Sabendo a história e personagens, escolham as pessoas do grupo que têm mais facilidade e habilidade para escrever. Elas vão colocar as ideias no papel. Começa a surgir o texto da peça.

4)
A PEÇA
Este texto vai orientar todo mundo: atores, criadores dos cenários, figurinos, sonoplastas (que cuidam dos sons e músicas), iluminadores...
No próximo post, vou dar um exemplo de um texto assim.
Mas aqui vai uma receita do modo de fazer: imagine algo acontecendo de verdade. Feche os olhos e pense em todos os detalhes. Você precisa descrever isto para que alguém veja exatamente o mesmo que você. Não bastam os diálogos. Precisa mostrar que cara os atores fazem, os sons externos etc.

5)
CÓPIAS PARA TODOS
Depois de pronta a peça, cada membro do grupo recebe uma cópia completa.
Cada um vai destacar a sua parte (com caneta marca texto, por exemplo, ou lápis de cor)

6)
LEITURA DA PEÇA
Cada um com sua cópia, reunião para leitura da peça. Cada personagem fala seus diálogos na ordem certa, como se estivessem em cena.
Nesta hora, todo mundo pode sugerir alguma mudança, uma ideia de piadinha, de roupa ou música. Pra não gastar muito papel, todos anotam as mudanças ali mesmo, se possível. Ou é feita uma nova versão, de novo com cópias para todos.

7)
ENSAIOS
Hora de ensaiar a peça. Os atores decoram suas falas, mas não palavra por palavra. O importante é saber o conteúdo da fala pra não parecer tão decorado, sem expressão.
Daí o grupo marca ensaios, enquanto são feitos os cenários e roupas, por exemplo.
Como escrever uma peça de teatro
Em primeiro lugar vem o título da peça.
Em segundo lugar vem uma lista dos personagens principais.
Coloque o nome de cada um, seguido de uma definição curtinha, se precisar

CHAPEUZINHO VERMELHO
Personagens:
Chapeuzinho Vermelho - menina
Mamãe - mãe da Chapeuzinho Vermelho
Lobo Mau - lobo malvado que vive na floresta
Vovozinha - avó da Chapeuzinho Vermelho
Caçador
Ajudante de Palco

Depois disso, comece a peça, dividindo-a por CENAS (se tiver mais do que uma).
Uma cena muda quando muda o lugar, ou o tempo do que está acontecendo no palco.
A peça de teatro pode ter uma cena ou várias.
Sempre que começa uma cena, descreva como ela é, antes dos diálogos.

Assim como acontece nos livros, pode haver um NARRADOR (uma voz que conta pedaços da história). Ele pode aparecer ou não na cena.

CENA 1
Abrem-se as cortinas enquanto toca a música "Quem tem medo do Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau..."
Chapeuzinho Vermelho aparece dançando e batendo palmas no ritmo, incentivando a platéia.

Chapeuzinho Vermelho (risonha, dançando e cantando): - Quem tem medo do Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau... quem tem medo do Lobo Mau...

Entra o Lobo Mau, também dançando e cantando atrás dela (sem que ela repare), gostando da música, alegre e bobão.

Lobo Mau (risonho, dançando e cantando, atrás da Chapeuzinho): - Quem tem medo do Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau... quem tem medo do Lobo Mau...

Entra um "ajudante de palco", com a peça escrita, na mão, nervoso e tira o lobo de cena pelo colarinho, resmungando com ele, gesticulando com os braços e mostrando o texto para o Lobo. O Lobo fica tristinho e é retirado do palco pelo ajudante.
Chapeuzinho continua cantando e nem percebe nada.

Chapeuzinho Vermelho (risonha, dançando e cantando): - Quem tem medo do Lobo Mau, Lobo Mau, Lobo Mau... quem tem medo do Lobo Mau...


Nenhum comentário:

Postar um comentário